Os Sindicatos dos Radialistas (STERTS) e Jornalistas (SINDIJOR-SE), solicitam ao Governador inclusão das categorias para a vacinação contra a covid-19

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe (STERTS) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) encaminharam nesta quarta-feira, 20, um ofício ao governador Belivaldo Chagas, solicitando que profissionais das duas categorias sejam incluídas nos grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19.

Para os sindicatos a inclusão dos profissionais de imprensa se justifica pelo fato de que, como outras profissões que estão na linha de frente de combate à pandemia, a exemplo da saúde, policiais militares e bombeiros – os trabalhadores da mídia são obrigados a se colocar em risco para garantir o acesso à informação correta e a partir de fontes credíveis.

A base legal é o Decreto Nº 10.288, de 22 de março de 2020, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União, que incluiu as atividades de imprensa como essenciais.

De acordo com o decreto, são considerados essenciais as atividades e os serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, dentre outros.

Para as entidades sindicais essa iniciativa visa evitar o adoecimento dos profissionais, e garantir o enfrentamento não só do novo coronavírus, mas também das fakes news, que atrapalham o trabalho da imprensa num período em que a população precisa se proteger.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *